Oasis no Brasil: Cuidado com o que você deseja –pode ser que aconteça

Nunca na história desse país um pedido de “come to Brazil” foi atendido tão rapidamente. Os mancunianos do Oasis (um brinde com um pint de Guinness, caso você também nunca tenha ouvido o gentílico para nascidos na cidade de Manchester até hoje) estão próximos de anunciar as datas oficiais dos shows de reunião em território brasileiro.

 

Os indícios são cada vez mais numerosos e partem de fontes confiáveis: a turnê Live ’25 está (supostamente) programada para aterrissar na América do Sul entre os meses de outubro e novembro de 2025, conforme anunciado pelo jornalista musical José Norberto Flesch em seu canal e em nota da publicação inglesa NME. O blog Popload do jornalista Lúcio Ribeiro também já havia antecipado a reserva de duas datas no Estádio do Morumbi em São Paulo para apresentações da banda no final de outubro

 

Os rumores iniciais apontam mais duas cidades do Cone Sul como possíveis sedes dos shows do Oasis: Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile). Não há informações a respeito de mais capitais brasileiras na rota da turnê, ao menos por enquanto. 


Se o plano atual se confirmar, essas serão as primeiras apresentações dos irmãos Gallagher (juntos no mesmo palco) no país desde 2009. Na ocasião, os britânicos excursionaram pelo Brasil no que seria a sua turnê derradeira, em promoção do disco Dig Out Your Soul (2008) – o Oasis fez um total de quatro shows pelas regiões sul e sudeste do país, passando por Rio de Janeiro, São Paulo, Pinhais (PR) e Porto Alegre.

Eles pensavam que eram Caim e Abel

Quase quinze anos se passaram desde o rompimento: em 28 de agosto de 2009, Noel Gallagher decidiu abandonar o Oasis no backstage do festival francês Rock en Seine, minutos antes da apresentação da banda como headliners da noite. A história contada: Liam havia ameaçado agredir Noel com uma de suas guitarras no camarim.

 

Em entrevista posterior ao ocorrido, Noel comunicou que não poderia trabalhar com o irmão caçula “mais um dia sequer” e iniciou um hiato tão convicto que muitos consideravam um retorno da banda como praticamente impossível.

Após o fim, Noel partiu para um voo solo acompanhado de sua banda, os High Flying Birds – que conta com a presença de dois ex-membros do Oasis em sua formação atual, o baterista Andy Sharrock e o guitarrista Gem Archer.

Ainda na ativa e com quatro elogiados discos na bagagem. Noel conseguiu estabilidade e sucesso dentro do projeto, que conta com faixas que podem ser consideradas entre as de maior inspiração e maturidade na sua já bem-sucedida carreira como compositor. Entre os destaques, o EQFM elenca “If I Had a Gun…”, “Everybody’s On The Run”, “Riverman”, “The Dying Of The Light” e “Pretty Boy” para quem nunca os ouviu antes.

Liam por sua vez juntou os cacos do Oasis imediatamente e em 2009 partiu em uma aventura póstuma com o projeto Beady Eye, que também contou com a presença de Sharrock e Archer, além do ex-baixista do Oasis, Andy Bell (atualmente cotado para assumir as 4 cordas na turnê de reunião) em sua formação. 


Os músicos lançaram dois discos sob o novo pseudônimo: Different Gear, Still Speeding (2011) e BE (2013). Eles também incorporaram algumas músicas do Oasis no repertório ao vivo e eventualmente penduraram as chuteiras sem conseguir a mesma repercussão, público ou cobertura da imprensa que a banda original tinha conquistado. Liam declarou o Beady Eye como extinto há 10 anos, em 2014. 

O Gallagher caçula acabou encontrando mais sucesso após um hiato de 3 anos, quando decidiu seguir 100% solo. Agora assinando os próprios discos, mas ainda contando com suporte de outros compositores, Liam Gallagher estreou a sua discografia com As You Were (2017) e um retorno elogiado aos palcos. 

 

Sua característica voz áspera e anasalada, elemento marcante de tantos hits do Oasis, dava sinais de recuperação no alcance e afinação. O vocal de Liam era alvo de críticas no fim da banda: as notas longas não estavam mais lá, a afinação e o fôlego do cantor também pareciam ter ficado no passado. Até que a sua postura mudou.

 

Liam declarou em mais de uma ocasião que as mudanças de hábito em seu estilo de vida (parar de fumar e maneirar na bebida), aliadas à uma rotina de corrida de rua e a busca por treinamento vocal melhoraram a sua saúde, fôlego e performance.

 

A diferença em sua entrega veio com mais peso no  álbum Why Me? Why Not (2019), onde Liam emplacou duas canções bastante maduras e emotivas com reflexões sobre sua vida pessoal em “Once” e “One Of Us”. A segunda em especial é crucial para o momento de reunião que estamos presenciando entre os irmãos em 2024. 

 

Em “One of Us”, Liam canta um sincero apelo pela união fraternal com Noel, deseja a reconexão entre os dois, olha com pesar para o fardo que um rompimento emocional entre pessoas do mesmo sangue trouxe, assim como abraça a nostalgia de certos momentos de uma história de vida compartilhada com Noel.

“Hey kid, did you know?

Today 16 years ago

It was you and I for the last time(…)”

 

“Hey moleque, você sabia? 

Nesse dia, há 16 anos, éramos eu e você pela última vez(…)”


“C’mon, I know you want more

C’mon and open your door

After it all you’ll find out

You were always one of us

Act like you don’t remember

You said we’d live forever

Who do you think you’re kidding?

You were only one of us

In time…”

“Vamos lá, eu sei que você quer mais

Vamos, abra a sua porta. Depois de tudo, 

você irá descobrir que sempre foi um de nós.

Age como se não se lembrasse, você disse 

que nós viveríamos pra sempre.

Quem você acha que está enganando?
Você sempre foi um de nós.

Tudo a seu tempo…”

Liam manteve a chama do Oasis viva nos palcos, ao emplacar o seu também aclamado terceiro disco, C’MON YOU KNOW (2022) e cair nos braços do povo com um repeteco da performance histórica da ex-banda em 1996 na cidade de Knebworth no interior da Inglaterra: as duas noites dessa turnê de 2022 do Liam na região levaram 170 mil pessoas de diversas gerações para o gramado onde ele descarregou hinos do Oasis misturados às suas inéditas para uma plateia revigorada e ávida por reviver aquelas canções ao vivo.  

Venha testemunhar, não será televisionado

Desde o anúncio da sua reunião surpresa nesse último dia 27 de agosto, os irmãos Gallagher despertaram um novo auge de interesse ao redor do mundo pela banda que conduziram como uma Ferrari desgovernada até o fim dos anos 2000.

 

A reunião já vinha sido especulada desde o ano passado, quando Liam anunciou que sairia em uma turnê comemorativa dos 30 anos do disco de estreia do Oasis, Definitely Maybe (1994). O vocalista indicou pela sua conta no Twitter que havia feito o convite à Noel Gallagher através de sua equipe, mas disse que o irmão recusou: “Ele sempre será bem-vindo, mas eu não contaria com isso. Ele prefere vender batatas.”

A responsabilidade pela reunião do Oasis sempre foi jogada de um para o outro, com declarações contraditórias do próprio Noel, que  em março de 2023 falou para um veículo francês que aguardava o contato da equipe de Liam: “Pare de falar na p*rra da internet e vamos ver o que você tem a dizer. Ele tem o meu número, o número do meu empresário. Liga pra gente.”

Esse é só um pequeno exemplo do “morde, assopra” constante que enchia os fãs de esperança, para somente decepcioná-los na sequência com a improbabilidade de uma trégua. 

 

Até que em agosto de 2024, apenas 3 dias antes do anúncio oficial, o jornal britânico The Times foi o primeiro veículo a dar o furo sobre uma reunião da banda, incluindo o anúncio de shows em Londres e Manchester, sem grandes detalhes sobre o que fez a situação mudar tão drasticamente, somente creditando “pessoas influentes da indústria do entretenimento” como as fontes do segredo mais bem guardado da Inglaterra, até então…

 

“As armas silenciaram. As estrelas se alinharam. A grande espera acabou. Venha testemunhar. Isso não será televisionado.” – Esse verso foi postado nas contas oficiais da banda no dia 27 de agosto, junto com uma nova imagem dos irmãos Gallagher lado a lado, produzida pelo fotógrafo Simon Emmet.

Simon é um dos poucos humanos que deu algum tipo de informação sobre o clima na sala com os dois irmãos até o momento, visto que a maioria das pessoas envolvidas em botar essa turnê de pé tiveram que assinar acordos NDA (do termo em inglês non-disclosure agreement, ou “acordo de não divulgação”), correndo o risco de serem processadas caso alguma informação vazasse à imprensa ou ao público general. 

 

O fotógrafo disse que o clima nos bastidores do ensaio era “energizante” e que foi um privilégio poder fotografar os irmãos juntos após anos de separação, assim como não escondeu sua empolgação por fazer parte de um evento tão monumental quanto a reunião do Oasis.

O frenesi dos fãs antigos e também de uma nova geração que não conseguiu assisti-los ao vivo quando estavam na ativa moveu multidões digitais em termos de engajamento mesmo antes de Noel tocar um acorde sequer no estádio de Wembley em 2025. 

 

Até o momento foram anunciadas 25 datas para shows na Inglaterra, Escócia, Irlanda, Estados Unidos, Canadá, México e Austrália. Os shows no Reino Unido já estão completamente esgotados e, como informamos no início desse artigo, a qualquer momento serão reveladas as datas para shows na América do Sul e na Ásia. 


Muitos fãs têm aguardado ansiosamente por mais declarações ou aparições públicas dos irmãos antes da turnê começar, mas Liam e Noel têm se mantido relativamente silenciosos em relação à reunião e aparentemente essa será a nova postura dos dois para evitar ruídos e desentendimentos públicos. Liam disse essa semana através da sua conta no X/Twitter que o Oasis não concederá entrevistas:  “Nós não queremos falar com a imprensa porque temos receio de que a mídia comece a fazer perguntas intrusivas e tente caçar furos na nossa relação.”

A música da banda será responsável por contar a história que queremos ouvir, a partir do dia 4 de julho de 2025, data do primeiro show. 

Compartilhar o artigo:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Nossa playlist no Spotify

Clique na imagem para acessar a nossa playlist oficial e aproveitar as melhores músicas escolhidas pela nossa equipe!

Nosso canal do youtube

Clique na imagem para acessar a nosso canal do youtube e ver nossos conteúdos em vídeo!

Se junte a família!

Seja nosso assinante e receba as novidades no seu e-mail!

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Nossa playlist no spotify

Clique na imagem para acessar a nossa playlist oficial e aproveitar as melhores músicas escolhidas pela nossa equipe!

Nosso canal do youtube

Clique na imagem para acessar a nosso canal do youtube e ver nossos conteúdos em vídeo!

Posts populares

Notícias recentes

Sobre

Nós somos uma plataforma de música alternativa, criada em julho de 2018, que tem como objetivo principal ser elo entre público e artistas. Nosso olhar e a nossa comunicação estão totalmente voltados para o olhar do público sobre a cena brasileira e internacional. Acreditamos que a arte é livre e que precisa ser comunicada com responsabilidade, respeito e amor. Nossa equipe tem a música alternativa nas veias e queremos ser parte dessa engrenagem e dar noção de pertencimento ao público. Somos movidos pela paixão de comunicar, entender e vibrar pela música alternativa em festivais e shows espalhados pelo Brasil e pelo mundo inteiro.

Siga-nos