A banda sueca Blues Pills está pronta e confiante com o novo álbum, Birthday. Entre camadas de otimismo e experimentalismo, como inspiração para a música “Piggyback Ride”, que veio dos porcos selvagens que habitam a vizinhança onde moram na Suécia, o álbum reflete como a banda busca se divertir fora dos palcos, mais especialmente dentro do estúdio.
Em entrevista exclusiva, a banda falou sobre o processo de criação de Birthday e como ele representa um renascimento para o Blues Pills. “Acho que parte do motivo pelo qual chamamos o álbum de Birthday foi porque representou um renascimento para a banda”, explica Zack. “Após o coronavírus, tivemos que fazer uma pausa, e o lado positivo disso foi que aprendemos a valorizar a criação de música novamente.”
Sobre o processo de composição, Elin e o baterista Andre Kvarnström mencionam a evolução da banda. “Com este álbum, aprendemos muito com os anteriores e entramos nele com mais confiança. Nos primeiros álbuns, queríamos recriar o som dos anos 60 e 70, mas agora nos permitimos criar o que quer que estivéssemos inspirados, fosse algo antigo ou novo.”
Elin, que agora é mãe de Loui, também teve um papel importante na energia positiva que permeou a produção do álbum. Zack compartilhou: “Foi impressionante ver que ela continuou trabalhando mesmo grávida. A banda estava em um lugar incrível, criativa e psicologicamente, e Elin estava se divertindo fazendo música, sem se preocupar com o resultado.”
Uma publicação compartilhada por Elin Larsson (@gretakleta)
Birthday e um renascimento coletivo
Em março, a banda sueca lançou a faixa-título do álbum. A canção conta a história de um incidente que ocorreu durante uma turnê no México, no dia do aniversário da vocalista. Ela convidou toda a banda e a equipe para comemorar e a situação virou um infortúnio quando um garçom decidiu arruinar seu aniversário.
Quando perguntados sobre as letras das músicas, Andre mencionou que, às vezes, estão mais focados em se divertir no palco do que em lembrar ou revisitar exatamente sobre o que as letras falam. “Estamos apenas no momento, tocando ao vivo e aproveitando a energia do público”, diz.
Come to Brazil?
A primeira e até então única passagem da banda no Brasil foi em outubro de 2022. Durante o papo, Zack expressa contente sobre a experiência de tocar no Brasil. “Fomos surpreendidos com a recepção calorosa dos fãs brasileiros. Foi uma experiência muito positiva, adoramos a comida e os shows foram incríveis. Esperamos voltar em breve.”
Com muito entusiasmo, Elin também relembra o contato breve com o país. “Foi incrível tocar no Brasil, amamos as pessoas, a comida e a energia. Esperamos voltar com este álbum e fazer mais uma turnê”. E nós também.
A banda segue preparando o terreno para novas memórias, seja com o lançamento do álbum ou com apresentações que podemos apreciar por aí. Com muita liberdade criativa e celebração dos ciclos da vida, você pode conferir o álbum na íntegra no player abaixo: