Durante o começo dos anos 2000, diversas bandas de pop-punk acabaram sendo encapsuladas dentro da explosão emo que aconteceu em diversas partes do planeta. Dentre essas bandas, algumas se destacavam por originalidade em alguns aspectos musicais (sonoridade, letras, fanbase), enquanto outras se destacavam por todo o conjunto, como o Yellowcard. A banda formada na Flórida, com seu característico uso de violino, alcançou sucesso com seu maior hit: a faixa-título de seu álbum de estreia por uma grande gravadora, Ocean Avenue (2003), hoje considerado um clássico do pop punk.
Para o grupo norte-americano, os anos passaram sem outro grande sucesso, e, em 2017, com a carreira aparentemente sem gerar bons frutos, decidiram entrar em um hiato. Sem incluir o Brasil em sua turnê de despedida, a banda frustrou os fãs brasileiros que queriam muito se despedir de uma das bandas mais icônicas que surgiram conquistando fãs pelo mundo todo com sonoridade única.
O Yellowcard voltou do hiato e retomou suas atividades de forma oficial em setembro de 2022, quando se reuniu para uma apresentação no Riot Fest, em Chicago, e perceberam que haviam conquistado, mesmo em hiato, uma nova geração de fãs. Diante da chance de fazer algo ainda mais grandioso que sua turnê de despedida, a banda se reuniu e decidiu homenagear seu disco de maior sucesso, em uma turnê comemorativa de 20 anos do álbum Ocean Avenue (2003).
Com essa bagagem gigantesca dentro da cena, o Yellowcard aproveitou o boom do emo revival e anunciou seu próximo disco, Better Days, previsto para 10 de outubro. O álbum traz como produtor executivo ninguém menos que a lenda Travis Barker (Blink-182, Box Car Racer, +44), que assinou todas linhas de bateria do disco que está por vir. “Better Days” é o primeiro single dessa nova fase, já disponível nas principais plataformas de streaming, e traz uma maturidade que só o tempo de estrada e trajetória é capaz de proporcionar.
Prometendo entregar o melhor disco de sua carreira, o Yellowcard abraça o pop-punk nas três faixas já lançadas, mantendo seu violino – elemento que trouxe tanta originalidade e reconhecimento à banda ao redor do mundo. Com viagem marcada para o Brasil, a banda se apresenta no festival I Wanna Be Tour em Curitiba (23/08, Couto Pereira) e São Paulo (30/08, Allianz Parque). Além da I Wanna Be Tour, a banda também se apresentará no Rio de Janeiro, no dia 27/08, na Farmasi Arena, e um side show em São Paulo, no dia 29/08, no Tokio Marine Hall.
O reconhecimento que a banda tanto buscou nos anos 2000 chegou com um pouco de atraso, mas ainda em tempo de transformar uma trajetória já grandiosa em algo novo e ainda maior. Hoje, com uma base de fãs renovada e turnês esgotadas ao redor do mundo, o grupo vive uma nova fase — mais madura, celebrada e conectada com diferentes gerações que se encontram em suas músicas.
A I Wanna Be Tour também contará com shows de Fall Out Boy, Good Charlotte, The Maine, The Veronicas, Fresno, Forfun, Dead Fish, Gloria e Fake Number. O festival reúne nomes icônicos do pop punk e do rock alternativo – nacionais e internacionais – em uma celebração nostálgica e energética que promete marcar uma legião de fãs. Com apresentações em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, o evento será um dos maiores encontros do gênero já realizados no Brasil. Você vai perder essa chance?
Texto por: Yannick Sasaki