Após os amantes da música ficarem órfãos de canais como a MTV Brasil, foi hora de migrar para o que a internet estava pulsando no quesito musical. Com isso, desde o final dos anos 2000, alguns projetos ganharam força, cor e identidade. Um deles é o Tiny Desk, literalmente um pequeno escritório, onde artistas do mundo inteiro se apresentam em versões (quase) minimalistas de grandes sucessos ou de trabalhos mais recentes.
O projeto da rádio americana NPR está na ativa desde 2009 e provou que dentro do escritório da emissora é de longe um dos palcos mais virtuosos de toda a internet. Com direção e criação do músico Bob Boilen, por ali já passaram grandes nomes da música mundial como Paramore, Florence + The Machine, Black Pumas, Ne-Yo, Anderson Paak, Erykah Badu e até o saudoso Mac Miller.
Durante a pandemia da COVID-19, o formato foi adaptado para o famigerado Tiny Desk (Home) Concert, mas retomado em sua forma tradicional em 2022. Contudo, esse ano fomos contemplados com mais um “(Home) Concert”, o de Milton Nascimento. Ao lado da contrabaixista e cantora de jazz Esperanza Spalding, Bituca traz um repertório de sucessos da década de 1970, como “Cais” e “Outubro”, além de ter a participação de Maria Gadú e o flautista britânico Shabaka Hutching.
Na descrição do vídeo, Suraya Mohamed, produtora executiva da rádio, afirma que raramente tem postado vídeos no formato caseiro. Entretanto, “ter o glorioso ícone musical brasileiro Milton Nascimento com sua talentosa amiga e colaboradora, Esperanza Spalding, sendo uma exceção, é talvez a oportunidade de uma vida. Nascimento tem 81 anos e tem dificuldade em viajar para fora do Brasil. Gravado no mês passado na sala de estar do cantor, no Rio de Janeiro, essa é provável a única apresentação em vídeo dessas músicas”.
O que muita gente talvez não sabe, é que alguns músicos nacionais já fizeram parte desse incrível projeto. Por isso, listamos 6 nomes icônicos da música nacional que deram o ar da graça, tanto no escritório quanto em suas casas. Confira:
Rodrigo Amarante
O carioca Rodrigo Amarante, integrante do Los Hermanos e Little Joy, lançou em 2013 seu primeiro álbum solo, Cavalo. Em agosto de 2014 participou do Tiny Desk, acompanhado apenas de um violão Harmony dos anos 30, apresentando as faixas “The Ribbon”, “Mon Nom“, “I’m Ready” e “Nada em Vão”.
Liniker (e os Caramelows)
Enquanto estava em turnê ainda com a banda Os Caramelows, a cantora Liniker trouxe uma catarse para o escritório. Além de “Tua” e “Remonta”, ambas do disco de estreia, a cantora também incluiu “Calmô”, presente no álbum Goela Abaixo, que seria lançado no ano seguinte.
Seu Jorge
Um dos primeiros brasileiros a participar do Tiny Desk, Seu Jorge, junto à banda Almaz, em setembro de 2010, apresentou as músicas “Cirandar”, “Saudosa Bahia”, “Everybody Loves the Sunshine” e “Pai João”.
Bebel Gilberto
Em outubro de 2020, foi a vez da artista Bebel Gilberto, filha de João Gilberto, participar da versão atualizada do programa. De sua casa, com vista para o icônico morro Dois Irmãos no Rio de Janeiro, foi acompanhada por Chico Brown (filho do músico Carlinhos Brown e neto de Chico Buarque) nos teclados, violão, percussão e vocal. As faixas escolhidas para essa apresentação foram “Clichê”, “Na Cara” e “Aganju”.
Danilo Brito
O músico, compositor e bandolinista Danilo Brito iniciou sua trajetória artística ainda muito jovem, aos 11 anos. Aos 32, fez sua aparição no projeto, em 2017, representando a Música Instrumental Brasileira por meio do Choro, com as peças “Sussuarana“, “Lamentos“, “Tica“, “Melodia Sentimental” e “Pega Ratão“.
Luedji Luna
A cantora e compositora baiana Luedji Luna se apresentou em maio de 2021, durante a abertura do festival AFROPUNK, que ocorre em Nova York. O evento virtual, organizado por Jorge “Gitoo” Wright, destacou talentos notáveis na música afro-latina e caribenha. A apresentação especial de Luedji Luna foi gravada em sua cidade natal, Salvador, capital baiana e cenário de edições especiais do festival nova-iorquino.
A cantora promoveu seu álbum “Bom Mesmo é Estar Debaixo D’água”, lançado em outubro de 2020, e incluiu canções do mesmo para o repertório do projeto.